Castlevania: Symphony of the Night

http://sotn.heliohost.org/
 
HomeHome  SearchSearch  Latest imagesLatest images  RegisterRegister  Log inLog in  

 

 Enchendo a barra de MP - Truque

Go down 
+7
dentynhometal2
Master Orlox
jack.w
L
ricardo
Maurício
paulo1179
11 posters
AuthorMessage
paulo1179
Administrador
Administrador



Number of posts : 1351
Localisation : Marble Gallery
Registration date : 2007-05-22

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeWed 22 Jul 2009, 21:55

Um pessoal aí que joga no emulador estava fazendo uns testes e constatou uma coisa muito interessante que já vou mencionar.

Vcs já repararam que ao usar muitos HRs, uma hora a barra de MP enche?

Pois então, isso se aplica ao Heart Refresh, Level Up e quando se pega relics e power ups (life e heart max up).

A teoria é a seguinte: o jogo roda a 60Hz. Em outras palavras, ele é atualizado 60 vezes por segundo.

A cada 70 ou 75 ciclos (cada ciclo é chamado de frame), se vc conseguir congelar a tela com um dos esquemas citados, irá encher a barra de MP.

É um contador fantasma. Por isso, gostaria que o pessoal que tem emulador diminuísse a velocidade do jogo, e conferisse se o valor correto é 70 ou 75.

O lance, é ir congelando a tela até a barra de MP encher sozinha. Quando isso acontecer, congele a tela 70 frames adiante (ou 75). A barra de MP deverá encher novamente.
Isso é um fato, apenas gostaria que fosse testado para obtermos o número correto.

Lembrando que 60Hz é o mesmo que 60 ciclos por segundo, então, é impossível realizar esses testes no console. É apenas uma curiosidade. Razz

_________________
Something appeared near to the wooden bridge.
Castlevania: Symphony of the Night


Last edited by paulo1179 on Tue 11 Aug 2009, 21:38; edited 1 time in total
Back to top Go down
https://castlevania.darkbb.com
Maurício
Veterano 3
Veterano 3
Maurício


Number of posts : 528
Age : 35
Localisation : Guaíba -RS
Registration date : 2009-04-27

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeWed 22 Jul 2009, 22:36

E os mistérios de Sotn nunca acabam...

E o Paulo sempre sacando as coisas antes de todo mundo Cool
Back to top Go down
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=166850857918700939
ricardo
Veterano 1
Veterano 1
ricardo


Number of posts : 308
Age : 36
Localisation : Brasil MG
Registration date : 2009-01-19

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeThu 23 Jul 2009, 12:54

eu ja tinha notado isso!!! quando usava hrs com o mp baixo!!! mas nunca comentei sobre o fato, pois não me parece tão relevante assim............
Back to top Go down
paulo1179
Administrador
Administrador



Number of posts : 1351
Localisation : Marble Gallery
Registration date : 2007-05-22

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeThu 23 Jul 2009, 16:54

Isso é bem velho, Ricardo. O novo é a explicação por trás disso (a que eu comentei no meu post lá de cima). É legal ter mapeado o funcionamento exato do jogo. ^^

_________________
Something appeared near to the wooden bridge.
Castlevania: Symphony of the Night


Last edited by paulo1179 on Thu 23 Jul 2009, 21:16; edited 1 time in total
Back to top Go down
https://castlevania.darkbb.com
ricardo
Veterano 1
Veterano 1
ricardo


Number of posts : 308
Age : 36
Localisation : Brasil MG
Registration date : 2009-01-19

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeFri 24 Jul 2009, 13:00

isso foi legal mesmo!!!!!! qume sabe novos bugs podem ser descobertos apartir dessa informção!!!! quando li este poste lembrei dos estudos q tinha feito no processo de save atraves dos giros do caixão!!!!!!! Dale Perfect Save Glitch!!!!!!!!! rsrs
Back to top Go down
L
Veterano 1
Veterano 1
L


Number of posts : 300
Age : 32
Localisation : Evermore
Registration date : 2009-05-03

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSun 26 Jul 2009, 14:41

Grande Paulo...
Eu também tinha notado isso mas não pensava que
a explicação fosse tão complexa...isso já chegou a me ajudar quando estava com pouco MP em cima da Tela . Rolling Eyes
Back to top Go down
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=111600936983864073
jack.w
Veterano 3
Veterano 3
jack.w


Number of posts : 987
Age : 40
Registration date : 2007-11-19

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeThu 06 Aug 2009, 14:52

Noss quantos unidades de medida...
mais realmente acho q todo mundo q usa os HR deve já ter notado esse efeito
na minha vida eu já consegui fazer isso de proposito seguindo o seguite objetivo fazer o jogo parar com HR no exato (perfeito) monteo em q a barra de MP vai se mover pra encher ...
mais convesso q propositalmente apenas consegui 2x com apneas 1 HR....
Paulo o mais intereçante foi quando assidentalmente o Pencheu quando eu usei a magia do Aluucard Shield... foi um tanto quanto assustador
Back to top Go down
Master Orlox
Amador 1
Amador 1
Master Orlox


Number of posts : 23
Registration date : 2007-05-30

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeMon 10 Aug 2009, 23:10

Paulo, dei uma olhada neste caso e consegui entender algumas coisas.
Primeiro que o endereço de memória 0003C8C4 é o responsável pela informação de recuperação de MP. Entendi também que o MP se recupera sempre que o valor apontado neste endereço é múltiplo de 64. Isso me levou a crer que na verdade existem dois contadores. Já que o valor do endereço é avaliado como 1 byte (8 bits), considerei a seguinte divisão para os contadores dos 8 bits:

YYXXXXXX

Os bits X são do primeiro contador, que vão de 0 a 63, e voltam a contar do 0 novamente. Os dois últimos bits mudam de valor sempre que os 6 primeiros voltam a 0. Isso é simplesmente um byte que está sendo incrementado de 0 a 255, e que depois retorna a 0. O jogo "sabe" que o MP deve ser restaurado quando o valor dos dois últimos dígitos YY muda. O valor 64 (múltiplo) é ajustado no jogo para alterar a taxa de recuperação de MP em certas condições, como o Mystic pendant equipado.
Agora a questão da recuperação instantânea com o HR parece ser realmente um bug do jogo. Isso porque somente nestas situações o contador é totalmente congelado e o jogo continua checando os valores sem armazenar o valor novo para a próxima regeneração. É como se a cada ciclo o jogo "pensasse" que o MP devesse ser restaurado, já que ele não "guarda" o novo valor de YY para uma futura comparação até que o efeito de congelamento termine.

Ainda preciso entender melhor como os valores afetam a recuperação de MP, já que ainda não sei dizer qual é o valor certo de contagem para cada ciclo, pois nenhum dos emuladores que uso permitem avançar por ciclo/frame. Sem falar que pode ocorrer mais de um incremento por ciclo no contador. Pelo menos já temos alguns números Very Happy. Paulo, os valores 70 e 75 você mesmo deduziu ou foram arbitrários?
Back to top Go down
dentynhometal2
Elite
Elite
dentynhometal2


Number of posts : 1125
Registration date : 2007-10-24

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeTue 11 Aug 2009, 09:40

scratch

lol!

doido cara
nao vou nem perguntar como e que voce fez essas descobertas

mas tipo assim e entereçante pois se for olhar por um certo angulo talvez de pára chegar a nivel de entendimento de fato que de para controlalo opu talvez isso seja algo impossiveç apesar que nos meus poucos anos jogando SOTN eu percebi que muitas poucas sao impossiveis no jogo
Back to top Go down
paulo1179
Administrador
Administrador



Number of posts : 1351
Localisation : Marble Gallery
Registration date : 2007-05-22

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeTue 11 Aug 2009, 21:35

Ótimo post, Master!!

Eu ainda não tenho emulador, apenas coloquei aqui o que me passaram. O pessoal trabalha com tool assisted e pode facilmente descobrir esse tipo de coisa. 70/75 foi o que me passaram após fazerem os testes.

Eu tenho uma outra teoria: ao invés do contador congelar, pode ser que ele dispare. Não sei se vc já notou, mas a barra enche de um jeito muito estranho - não é de maneira linear.

Que é um glitch, com certeza é, ha ha ha

O pessoal está pensando em usar isso nas speed-runs. Pense que legal poder encher a barra de MP sem ter que usar Manna Prism!

Continue firme aí nas pesquisas. Ahhh, essa paradinha também funciona na versão de saturn! Razz

_________________
Something appeared near to the wooden bridge.
Castlevania: Symphony of the Night
Back to top Go down
https://castlevania.darkbb.com
LucasOlrox
Amador 1
Amador 1
LucasOlrox


Number of posts : 16
Age : 31
Registration date : 2008-07-05

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSat 03 Oct 2009, 22:30

Eu queria saber como o paulo descobre essas coisas. Aliás, eu preciso do epsxe, a configuraçao e a rom do castlevania pra poder jogar aqui no pc. Estou com muitas saudades do jogo, e quem sabe, poderei achar mais bugs e etc?!
Back to top Go down
jack.w
Veterano 3
Veterano 3
jack.w


Number of posts : 987
Age : 40
Registration date : 2007-11-19

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeFri 09 Oct 2009, 13:06

affraid
Back to top Go down
dentynhometal2
Elite
Elite
dentynhometal2


Number of posts : 1125
Registration date : 2007-10-24

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeFri 09 Oct 2009, 14:47

paulo1179 wrote:
Não sei se vc já notou, mas a barra enche de um jeito muito estranho - não é de maneira linear.

eu percibi isso quase agora estava jogando e meu mp comessou a encher sozinho como de costume mas ele nao encheu todo foi so um pouco a mais de meio isso sim que nunca tinha acontecida comigo scratch


eu achei mo doido o jogo hoje estava com miseria de mp Laughing
Back to top Go down
pirate_sephiroth
Amador 2
Amador 2



Number of posts : 53
Registration date : 2009-10-17

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSat 17 Oct 2009, 04:48

Hah, eu e um camaradinha chinês (zggzdydp) descobrimos isso ano passado, quando ele tava fazendo a TAS dele.

O MP se regenera 1 ponto a cada 64 frames, ou 1 ponto a cada 32 frames se tiver o Mystic Pendant equipado. Quando a gente causa uma pausa forçada (Lvl Up, Heart Refresh, Shield Magic ou pega uma Relic ou HP/Hearts Max Up) bem no frame da recuperação, o jogo fica congelado por uns 100 frames, daí tu ganha uns 100 pontos de MP de grátis.

Eu sugeri que ele usasse isso mas ele ja tava quase acabndo e não tinha a mínima vontade de refazer... hah
Back to top Go down
Maurício
Veterano 3
Veterano 3
Maurício


Number of posts : 528
Age : 35
Localisation : Guaíba -RS
Registration date : 2009-04-27

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSat 17 Oct 2009, 13:36

Surprised lol!
Back to top Go down
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=166850857918700939
paulo1179
Administrador
Administrador



Number of posts : 1351
Localisation : Marble Gallery
Registration date : 2007-05-22

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSat 17 Oct 2009, 21:29

pirate_sephiroth wrote:
Hah, eu e um camaradinha chinês (zggzdydp) descobrimos isso ano passado, quando ele tava fazendo a TAS dele.

O MP se regenera 1 ponto a cada 64 frames, ou 1 ponto a cada 32 frames se tiver o Mystic Pendant equipado. Quando a gente causa uma pausa forçada (Lvl Up, Heart Refresh, Shield Magic ou pega uma Relic ou HP/Hearts Max Up) bem no frame da recuperação, o jogo fica congelado por uns 100 frames, daí tu ganha uns 100 pontos de MP de grátis.

Eu sugeri que ele usasse isso mas ele ja tava quase acabndo e não tinha a mínima vontade de refazer... hah

Ué, vc é brasileiro?? que tal gravarem um filme disso?? e quem é esse "camaradinha" (zggzdydp)?? Razz

_________________
Something appeared near to the wooden bridge.
Castlevania: Symphony of the Night
Back to top Go down
https://castlevania.darkbb.com
pirate_sephiroth
Amador 2
Amador 2



Number of posts : 53
Registration date : 2009-10-17

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSun 18 Oct 2009, 07:45

O zggzdydp é um maluco lá da China. E eu tava afim de ver esse bug na speedrun... tenho a maior preguiça de gravar um video só pra mostrar a barra de MP se enchendo sozinha.
Back to top Go down
kuraudo
Veterano 3
Veterano 3
kuraudo


Number of posts : 861
Localisation : What
Registration date : 2008-05-11

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSun 18 Oct 2009, 08:55

Eu fico com a pergunta do Paulo.
''vc é brasileiro??''
Back to top Go down
paulo1179
Administrador
Administrador



Number of posts : 1351
Localisation : Marble Gallery
Registration date : 2007-05-22

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSun 18 Oct 2009, 11:18

pirate_sephiroth wrote:
O zggzdydp é um maluco lá da China. E eu tava afim de ver esse bug na speedrun... tenho a maior preguiça de gravar um video só pra mostrar a barra de MP se enchendo sozinha.

Logo mais vai estar, pois o arukado me disse que vai usá-lo numa TAS.

_________________
Something appeared near to the wooden bridge.
Castlevania: Symphony of the Night
Back to top Go down
https://castlevania.darkbb.com
Maurício
Veterano 3
Veterano 3
Maurício


Number of posts : 528
Age : 35
Localisation : Guaíba -RS
Registration date : 2009-04-27

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSun 18 Oct 2009, 14:37

Eu fico com a pergunta do Paulo e do Kuraudo.
''vc é brasileiro??''
Back to top Go down
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=166850857918700939
kuraudo
Veterano 3
Veterano 3
kuraudo


Number of posts : 861
Localisation : What
Registration date : 2008-05-11

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeSun 18 Oct 2009, 17:09

Na verdade eu me equivoquei, a pergunta certa é:
''Ué, vc é brasileiro??'', parece bem obivio devido ao jeito que ele escreve em portugues... mas a pergunta tem um tom de surpresa, já que ao menos eu tinha visto o seu nome em uma speedrun do arukado (eu acho).
Back to top Go down
pirate_sephiroth
Amador 2
Amador 2



Number of posts : 53
Registration date : 2009-10-17

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeMon 19 Oct 2009, 06:56

kuraudo wrote:
...ao menos eu tinha visto o seu nome em uma speedrun do arukado (eu acho).

Cara, a gente já se discutiu muito por causa dessa speedrun... eu tinha a intenção de fazer o mais perfeito possivel e fazer um negócio definitivo, e ele queria só terminar logo, já que mesmo que não ficasse tão bom assim, ainda seria melhor que a que tava publicada no site e a gente melhoraria ela mais tarde.
E ele tava com bastante tempo livre na época (devia tá de férias sei lá) e eu até que tinha tempo, mas não tinha muita vontade de trabalhar no jogo. Daí ele resolveu continuar sozinho, e se eu não gostasse que votasse "não" quando ele submetesse lá no fórum.
Daí como a idéia original foi dele, eu achei justo e deixei por isso.

Mas a "minha" parte vai do Começo até a segunda sala das engrenagens da Clock Tower. A parte do lobo nas engrenagens eu fiz só pra testar, nem tá otimizada ao extremo mas ele resolveu manter.
Back to top Go down
paulo1179
Administrador
Administrador



Number of posts : 1351
Localisation : Marble Gallery
Registration date : 2007-05-22

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeTue 20 Oct 2009, 15:17

Ele é complicado mesmo, por isso quando eu quero algo eu mesmo faço, pois nunca fica como queremos quando outro grava. Meus filmes tem baixa qualidade, mas são gravados em consoles reais (nada de ferramentas, nem TAS) e mostram tudo exatamente do meu jeito (vide minha speed-run do NitMsaturn!)!

_________________
Something appeared near to the wooden bridge.
Castlevania: Symphony of the Night
Back to top Go down
https://castlevania.darkbb.com
maxado...
Amador 3
Amador 3
maxado...


Number of posts : 105
Age : 30
Registration date : 2007-10-18

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeThu 22 Oct 2009, 16:33

Eu sabia que regenerava, mas nem quis investigar mais a fundo.
Bela explicação Paulo, tô baixando o Jogo aqui, bateu uma vontade de jogar denovo Smile
Back to top Go down
dentynhometal2
Elite
Elite
dentynhometal2


Number of posts : 1125
Registration date : 2007-10-24

Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitimeWed 28 Oct 2009, 14:08

maxado... wrote:
Eu sabia que regenerava, mas nem quis investigar mais a fundo.
Bela explicação Paulo, tô baixando o Jogo aqui, bateu uma vontade de jogar denovo Smile


cra isso e a volta dos mebros desaparecidos agora sa falta o vinicius e o rodrigo
Back to top Go down
Sponsored content





Enchendo a barra de MP - Truque Empty
PostSubject: Re: Enchendo a barra de MP - Truque   Enchendo a barra de MP - Truque Icon_minitime

Back to top Go down
 
Enchendo a barra de MP - Truque
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Barra de MP/HP dentro da MIST - bug gráfico
» Truque novo com Iron ball
» Novo truque! Richter encontrando Maria
» 11 Novas Salas com Mist-Up, truque com Cave Troll (406.2%)

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Castlevania: Symphony of the Night :: * PSX :: Symphony of the Night (PSX)-
Jump to: