Há 3 maneiras básicas:
I-"Acaso": o próprio nome sugere: é você estar jogando naturalmente e surgir um defeito inesperado. Após uma análise, acaba conseguindo determinar o que faz essa falha surgir.
II-"Ver no que dá": método usado na maioria dos glitches descobertos. Consiste em tentar coisas e situações incomuns que jamais faríamos quando jogando naturalmente. É o mesmo que se perguntar "o que acontece se eu fizer isso aqui?". Muitos glitches ocorrem ao se fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Usar HRs enquanto pula em uma passagem é um exemplo disso.
III-"Ter um objetivo": esse sim é o toque de classe que enobrece os glitchers. Aqui, o lance é propor um objetivo e tentar alcançá-lo de algum jeito. Por exemplo: o glitch Maria x Maria que eu descobrí foi realizado dessa maneira. Era uma espécie de sonho entrar com a Maria na parte inferior da sala do relógio. Mas como fazer isso?? Fiquei dias e dias pensando (mais pensando do que jogando e tentando coisas fúteis). Há 3 jeitos básicos de sair do castelo: usando itens, usando inimigos ou coisas que se movem. Inimigos e itens com Maria é uma coisa que não rola. Mas quais objetos que se movem próximo da área sob o relógio?? Tem a porta que vai para Olrox's Quarters, tem a porta azul lá longe e tem as estátuas. Acabou me vindo na cabeça aquele espaço que fica atrás dela quando a estátua está trancando a passagem. Assumo que tive sorte, mas sorte sem categoria não leva a nada!
Então, caros amigos, proponho a vcs que se utilizem da maneira III também, pois dela podem surgir coisas muito grandes e bacanas!! Abraços